21 de julho de 2011

Olá Amores e Amoras!

unhas

Tudo certin?

Vocês sempre me veem aqui escrevendo/falando sobre alergia a esmaltes. Porém, nunca contei como aconteceu, então, vamos lá.

Um belo dia, comecei a notar que as minhas pálpebras estavam inchadas/edemaciadas e com a pele numa textura diferentes, mais grossinha e ressecada. Por coincidência tinha dermatologista marcada para aquela mesma semana. Na consulta a médica me informou que era uma DERMATITE DE CONTATO. Sim, é esse o nome da alergia que aparece na pele pelo contato de agentes causadores de sensibilidade na pele.

Aliás, conversando com a mesma médica ela me disse que o esmalte é o cosmético de maior incidência de reações alérgicas, junto com a acetona. Absurdo né? Cheguei a me perguntar:

– Porque então as normas com relação aos esmaltes não mudam? Já que tantas reações ocorrem.

Fiquei imaginando aquelas garotinhas que já pintam as unhas. NÃO DEIXEM MAMÃES! #PorFavor

Existem esmaltes específicos para crianças. 😎

esmaltes-da-moda-lancamentos

Então, para te ajudar a descobrir se você tem alergia ou não vamos as reações mais comuns:

  • Inchaço nas pálpebras
  • Coceira/prurido e vermelhidão nas mãos, pescoço, orelhas e/ou maçãs do rosto
  • Descamação das pálpebras

Como cuidar?

Se a sua reação alérgica for grande o ideal é realmente procurar um dermatologista o quanto antes pois alguns medicamentos tópicos devem ser utilizados.

Porém, se você começou a notar alguma reação dessas o ideal, MINHA AMMEEEEEGAAAA, e cair nas graças dos esmaltes livres de tolueno e de formaldeído, os esmaltes HIPOALERGÊNICOS.

A fiscalização internacional sobre os esmaltes é diferente da nossa, portanto a MAIORIA, não sei todos, mas, a maioria é livre de tolueno e formol. Exatamente por esse motivo tenho muito esmaltes internacionais.

Mas, não fique triste, alguns esmalte nacionais já estão indo para o mesmo caminho dos internacionais.

  • A Colorama é uma dessas, você “colega de alergia”, pode usar toda a linha da Colorama, exceto a linha ÚNICA CAMADA, pois essa em mim ainda dá alergia e é bem rápido que ela aparece.
  • Já a linha COWGIRLS da Rivka Cosméticos também não me causou alergias, vou experimentar outros esmaltes da mesmo empresa e aos poucos conto para vocês.
  • A BIG UNIVERSO também não me causa alergia.
  • Vale lembrar que as vezes o que dá alergia em uma pessoa não dá em outra, para fazer um teste mais completo o ideal é marcar uma consulta com um médico ALERGISTA e fazer o teste de contato. Só assim dá para saber com precisão qual(is) são os reais agentes causadores de alergia em cada um.

Agora, todas as outras nacionais mais populares como Impala, Risqué, Ana Hickman, Eliana me dão uma Alergia ENORME! :getlost:

tenshi-esmalte-em-adesivo-para-as-unhas

Ah! Outra saída para quem tem alergia é usar unhas postiças ou mesmo esmalte adesivo. A Probabilidade de alergia sempre existe, mas será infinitamente menor.

unhas-posticas-tl-20101025

Troque também o seu removedor de esmalte, dê prioridade aos livres de acetona, aliás, isso todo mundo deveria fazer, afinal, eu não tinha alergia e desenvolvi de uma hora para outra. Previna-se!

Fica a Enquente:
  • E você AMIGA, tem alergia a esmalte?
  • O que você fez para contornar isso?
  • Quais esmaltes você usa?

Obrigada por sempre participarem comigo.

Beijão

[adsense]