8 de fevereiro de 2012

Olá, Amores e Amoras!

Hoje vim falar um pouco mais sobre a cirurgia bariátrica pois depois que contei aqui que fiz recebi vários emails com dúvidas e perguntas em geral.

Então vamos as perguntas…

Porque escolhi fazer a cirurgia?

A cirurgia, na minha opinião tem e deve ser a última opção sempre! Eu sempre fui gordinha, desde a minha infância, só tive uma fase magra na minha vida, fase esta que eu me “entupia” de remédios para emagrecer. Porém, depois que decidi que não queria mais tomar remédios para emagrecer voltei a engordar, engordar, engordar  e mesmo com dieta e com academia e olha que sou super disciplinada, não conseguia perder peso nenhum!

Fazia acompanhamento com nutricionista, nutróloga, endócrino e personal e mesmo assim nada, até que a um anos atrás minha nutróloga me indicou fazer a cirurgia bariátrica. De cara, achei que ela estava louca, mas ela mesma me disse, que seria a saída perfeita para mim, já que eu já tomava remédios para diabetes ( Metformina).

Durante esse 1 anos eu me dediquei mais e mais, mas confesso que tinha vergonha de mim. Vocês não tem idéia de como foi difícil ir na Beauty Fair pois sabia que iria encontrar um monte de gente que me conhecia e que iriam tirar foto. Sei enormemente do carinho das pessoas comigo, mas a vontade era de me esconder e vamos confessar, não dá para viver assim né? Depois que vi minhas fotos tinha certeza que o ideal era seguir a idéia da nutróloga e fazer a cirurgia bariátrica.

Quem pode fazer a Cirurgia Bariátrica?

Segundo as normas, quem tem IMC acima de 35 com alguma comorbidade (diabetes, colesterol alto – dislipidemia, pressão alta) ou quem tem IMC acima de 40 pode fazer a cirurgia.

Para saber seu IMC é só dividir seu peso pela sua altura ao quadrado e você chegará a um número final que dará o seu IMC.

Quando decidi fazer a Cirurgia meu IMC era de 37.

Tenho 1,61 m de altura e pesava 96 kg. Que vergonha!  :blush:

Pode engravidar depois da Cirurgia Bariátrica?

Essa foi a primeira pergunta que fiz ao médico quando fui na primeira consulta, já que o meu objetivo maior é de emagrecer para poder ter uma gestação saudável.

A orientação que recebi foi que após 2 anos de cirurgia eu poderei sim, assim, já terei emagrecido e estabilizado meu peso. Porém, quando estiver grávida terei que tomar uma suplementação maior de vitaminas, já que a absorção pós cirurgia bariátrica é diminuída. Mas, vou poder sim engravidar, agora só aguardar até 2014!

Qual o Tipo de Cirurgia Bariátrica que fiz?

Quando fui conversar com o médico ele me orientou que faria o Bypass gástrico, ou Capella, por ser a cirurgia feita a mais tempo e por isso a mais estudada de todas.

Nessa cirurgia o estômago é reduzido e é feito um pequeno desvio do intestino, pode ser feita por vídeo ou aberta. A minha foi aberta e a cicatriz é de aproximadamente uns 15 centímetros na vertical.

Quais os riscos dessa Cirurgia?

Os riscos são pequenos, o que é entorno de 2% porém esse risco existe e deve ser conversado com o seu médico escolhido.

Nesse site aqui fala um pouco mais sobre a cirurgia. CLIQUE AQUI!

Qual a alimentação do pós operatório?

Cada médico tem uma conduta. O meu médico me deixou por 1 mês de dieta líquida. Isso mesmo, dieta líquida.

Eu posso tomar, em um copinho de café dividido em 5 golinhos de 5 em 5 minutos:

  • Água de Coco
  • Gatorade
  • Água
  • Chá com Adoçante
  • Ades Zero
  • Caldo de Legumes Coado
Confesso que essa dieta é restritiva demais, as vezes até me sinto meio fraca, mas faz parte da conduta do médico. O próximo passo será a dieta pastosa, aliás, nem vejo a hora!

Qual a expectativa de Perda de Peso?

Pelo que sei, a expectativa é perder 40% do peso, sendo que 10% no primeiro mês de pós-operatório e os outros 30% ao longo de um ano.

Eu pretendo chegar aos 60 kg em um ano, então, vamos aguardar. =)

Eu comecei a contar o meu emagrecimento após a minha alta do hospital, que foi terça passada, 31/01/2012, pois o tempo que estava lá estava tomando soro e dieta parenteral. Assim que der 1 mês, no dia 01 de Março, farei um post contando como estou e quanto emagreci. Combinado?

Qual o tipo de anestesia?

A anestesia usada em mim foi geral, então eu dormi no Centro Cirúrgico e só acordei quando estava na UTI. Portanto não vi nadinha da cirurgia.

Ir para a UTI é opção de cada médico, o meu médico manda todos os pacientes para a UTI no primeiro dia para monitoramento. Lembrando que eu tive algumas complicações e depois voltei para a UTI, mas, isso não é o normal.

Sente fome no pós-operatório?

Juro que não sinto fome nenhuma, é o próprio projeto fome ZERO! huahuahau

Sinto saudade de mastigar, mas acredito que essa saudade é normal em todo mundo que faz a cirurgia até entrar na dieta normal e ter que comer porções mínimas e mastigar muito, até quase a comida sumir na boca. Afinal de contas eu não quero ter aqueles engasgos ou coisas do tipo que já vi várias pessoas relatarem.

Então Amores e Amoras, é isso. Espero ter esclarecido todas as dúvidas de vocês mas quero deixar claro que nada, nem ninguém é melhor que o seu médico para tirar todas as suas dúvidas. Marque uma consulta, anote tudo antes e pergunte sem medo de ser feliz, afinal ele tem total experiência para lhe esclarecer tudo.

Tudo de bom para vocês que pretendem fazer a cirurgia.

Beijos Beijos

 
[adsense]