14 de março de 2012

Olá Amores e Amoras!

Tudo certin? ( rs) Comigo está tudo ótimo!

O papo hoje é sobre cicatriz. Você tem alguma cicatriz?

Aliás, não é cicatriz só de procedimento cirurgico não, é cicatriz de algum objeto cortante, queimaduras ou de algum acidente que tenha lesado a sua pele e que você esteja com medo de ficar a cicatriz presente.

Cicatriz é sempre indesejável não é mesmo? Eu não gosto de cicatriz não, mas as vezes acontece ou é necessário.

É sabido que pessoas morenas e negras tem uma tendência a ter cicatrizes hipertróficas que são mais escuras e grossas, com uma deposição grande de colágeno, os chamados quelóides. Se você é uma dessas pessoas o ideal é procurar um dermatologista para cuidar direitinho dessa cicatriz, pois em alguns casos é necessário o uso de corticóide. Mas, algumas pessoas também de pele clara poderão ter quelóide e só irão descobrir quando uma cicatriz acontecer.

Porém existem algumas regrinhas básicas para se cuidar melhor de uma cicatriz:

  • Não tome sol na cicatriz
  • Use produtos para amenizar a cicatriz
  • Faça massagens leves sobre a cicatriz quando já não existir nenhuma área aberta.

A cicatriz recente, normalmente, tem uma coloração rosa escuro, avermelhado, até arroxeada, pois o processo de reparo ainda está acontecendo, portanto, nessa fase e pelo maior tempo que você puder  NÃO TOME SOL!

Se mesmo assim for se expor ao sol use filtro solar de fator alto e cubra a cicatriz. Combinado?

Exite hoje no mercado algumas fitas em silicone que podem ser colocadas sobre a cicatriz, existe também silicone em gel que podem ser usados sobre a cicatriz e que dão ótimos resultados.

Massagear com leveza e movimentos circulares durante o banho, também é bem legal, não tem perigo de machucar e é muito bom para aumentar a irrigação sanguínea e ter uma cicatriz mais discreta. A massagem só deve começar após a pele estar totalmente fechada.

Eu, no momento, estou com uma cicatriz em cuidados. Não pretendo tomar sol tão cedo, quanto mais tempo evitar melhor, pelo menos no primeiro ano não vou tomar sol mesmo.

Tenho feito a massagem, com suavidade em todos os banhos e no momento tenho usado Silicone em Gel logo após o banho.

O silicone em gel que uso é o Kelo Cote, que é caro (15g = R$115,00) mas rende MUITO! É apenas uma gotinha que é espalhada sobre a cicatriz e fica imperceptível.

Já usei Kelo Cote quando fiz redução de mamas a 5 anos atrás, a cicatriz praticamente sumiu e na época tive todos esses cuidados.

Então, agora você já sabe… Cuide direitinho da cicatriz para tê-la mais estética possível.

Você tem mais alguma dica para cicatrizes mais discretas?

OBS: Em caso de dúvidas, não perca tempo, passe em um médico Dermatologista para lhe orientar melhor.

Espero que tenham gostado.

Beijos [adsense]