1 de abril de 2012

“Emagrecer é uma sensação de liberdade da alma!”  Ass: Futura ex-gordinha

Hoje completo 2 meses de cirurgia bariátrica (para ver os posts anteriores CLIQUE AQUI!) e posso contar que já me sinto uma pessoa normal. Estou completamente adaptada a nova vida e tem momentos que já ficou tão natural ter que mastigar bastante, comer bem pouquinho, que já não me sinto uma gastroplastizada mais, entrou para a minha rotina.

Na última consulta, 19 de Março, o médico me liberou comer de tudo sem restrições e voltar a fazer academia, só que de forma mais leve. Com relação a alimentação ele me orientou a comer pouco carboidratos, me lembro perfeitamente do Dr. Evanil dizer:

– Andreza, nada de comer bolachinhas nos intervalos, leve para o trabalho fruta ou iogurte!

E é exatamente isso que tenho feito, deixo um iogurte do tipo Actimel Zero, Molico ou Corpus na geladeira da Clínica e no meio da tarde é o que tenho tomado de lanche.

Já na academia voltei “de leve”. Estou indo na segunda fazer Power Plate (plataforma vibratória) mas sem carga nenhuma e priorizando o alongamento e relaxamento. Na terça e na quinta faço 1 hora de aeróbico na bicicleta ergométrica, esteira ou elíptico. Confesso que o meu favorito é a bicicleta ergométrica.

Ainda falando de academia, a Professora decidiu fazer uma avaliação física comigo para ver percentual de massa magra, de gordura e peso ideal. Acredito que foi ótimo demais para mim. Fui pesada, medida, “beliscada”, tudo que tem direito. A Professora mediu com o adipômetro as minhas dobras cutâneas e adicionou tudo a um programa de computador que faz os cálculos e o resultado foi o seguinte:

  • PESO MAGRO (peso de ossos + músculos + orgãos) : 55kg
  • PESO IDEAL: Peso Magro + % de gordura ideal para a minha idade: 68kg

Isso mesmo, 68kg!

Achei bastante, afinal tenho só 1,61m de altura, porém tenho um PESO MAGRO elevado, sou naturalmente mais pesada, larga, ossuda, parrudinha mesmo. Ao mesmo tempo fiquei feliz pois para quem queria pesar 60kg, é um peso meio utópico, já que para chegar nesse peso vou ter que perder até massa magra e perder massa magra é o que não quero. Assim que o médico me liberar, provavelmente com 6 meses de pós operatório, a voltar para a musculação, quero fazer um treino mais pesado para definir principalmente coxas e glúteo. Quero ficar boazuda.

Agora minha alimentação está assim:

  • Café da manhã: 1 xícara de leite desnatado + café + adoçante + 1 torrada ou 1/3 de pão francês sem miolo + Requeijão light.
  • Lanche da manhã: fruta (Pêra, ameixa fresca ou mamão papaya pequeno)
  • Almoço: Alface + tomate + 1 colher de sopa de arroz + 1 colher de sopa de feijão + 1 porção pequena de carne. É tudo pouquinho o que não passa de 150g. Como sempre almoço num restaurante “a quilo” é muito mais fácil de pesar.
  • Lanche da Tarde: 1 iogurte (Molico, Corpus ou Actimel Zero)
  • Jantar: Salada ( Brócolis cozido + palmito + couve Flor cozida) + Porção pequena de proteína (Queijo Minas Frescal ou Ovo Cozido ou Carne)
  • Lanche da Noite: Leite desnatado ou iogurte ou fruta (isso varia entre esses de acordo com a vontade do dia)
  • Tomo água ao longo do dia e tento tomar o máximo possível para não ficar desidratada. Nessa fase temos também que tomar bastante água, com o emagrecimento a pele tem que estar bem hidratada para ficar viçosa.

Nos finais de semana acabo saindo um pouco, como uma massa no jantar, mas nada muito diferente disso ao longo do dia.

Ainda não tive vômito e isso é um sinal que estou comendo bem devagar e já descobri o momento certo de parar. Algumas coisas com farinha branca, tipo pizza, não me fazem bem, me senti meio tonta e enjoada. #ECA

No restante está tudo indo muito bem mesmo… Não tenho fraqueza, não tenho vontade de comer mais, não fiquei deprimida. Acredito que estava realmente pronta para essa cirurgia.

Agora, o que vocês querem saber né?

QUANTO VOCÊ JÁ EMAGRECEU? Já eliminei 16kg!

Tenho me pesado sempre na mesma balança, uma minha que está no banheiro e que foi sempre o controle, mesmo antes da cirurgia.

Hoje estou com 80kg! Já eliminei 16kg! #ComemorandoMuito!

Agora me faltam 12kg e confesso que não estou apavorada para perdê-los não. Já me olho no espelho e me reconheço, coisa que não acontecia mais comigo antes da cirurgia. Me olhava e não me gostava mais.

Sei que agora a tendência é ir eliminando cada vez menos por mês, eliminando até o NATAL tá ótimo! hauahauhauhau

Agora, algumas roupas antigas já voltaram a me servir, algumas outras já estão com caimento melhor e em breve quero comprar roupas novas e mais estilosas. Já me sinto muito mais bonita.

Quero ter orgulho, cada vez mais, de mim e do meu corpo. Ter orgulho de ter ido atrás do meu objetivo, EMAGRECER, a qualquer custo mesmo que isso tivesse custado, quase, a minha vida. Não ligar para aqueles que me julgaram LOUCA em operar. Provar para outros tantos que nunca fui preguiçosa e me viam dessa forma só pq eu estava obesa.

Só quem não está feliz consigo mesmo deve correr atrás dos objetivos, eu corri atrás do meu. Você tem algum um objetivo, independente de qual seja? Busque-o!

Agora, uma fotinha de corpo para vocês:

O meu cabelo já está mais ralinho, caindo um pouco mais que o normal, devido a cirurgia. Estou tomando Pantogar 2x ao dia e usando um novo shampoo e condicionador para tentar melhorar isso, mas sei que é uma consequência da cirurgia. Era esperado.

Novamente quero deixar claro que não estou aqui para incentivar a cirurgia bariátrica, estou apenas relatando a minha história. Só um médico saberá avaliar o caso de cada um e como diria minha avó: Cada cabeça sua sentença!