24 de outubro de 2014

Perfumes

Tem coisa mais gostosa que uma fragrância que nos traga só momentos agradáveis, pessoas que amamos, um lugar inesquecível? É esse o poder das fragrâncias, odores, cheiros. Aliás, você já parou para pensar sobre isso?

Por um grande período da minha vida – infância e adolescência – não pude ter muito contato com cheiros “fortes” pois as minhas crises alérgicas, asmáticas, eram terríveis e eu pensava que jamais teria uma relação boa com os perfumes sem sentir falta de ar, porém o tempo mudou isso e hoje eu posso sentir cheiro de tudo e a cada dia me apaixono ainda mais pelo mundo da perfumaria e quero e pretendo me aprofundar nessa área pelo simples prazer de saber nomear melhor os cheiros!

Estive em Curitiba – PR para um Workshop de Perfumaria com o César, Perfumista de O Boticário e voltei de lá com a certeza que AMO a perfumaria. Algo que me chamou muito a atenção no Workshop foram os Mitos e Verdades da Perfumaria, vem ver o que você deve ou não fazer quando o assunto é perfume!

os-campos-de-lavanda-em-provenc3a7a-franc3a7a

É verdade que perfume dura mais na pele devido a fixador?

Esqueça essa história de fixador pois fixador não existe!  O perfume é composto por várias matérias primas, como folhas, flores, madeiras, raízes, frutas e também químicos e sintéticos e entre eles alguns são mais voláteis que outros e é por isso que  algumas delas duram mais ou menos na pele. Algumas notas evaporam mais rápidas que outras.

O que vai fazer o seu perfume durar mais ou menos é também a concentração de matéria prima na elaboração do perfume. Se ele é mais concentrado ele vai durar mais e também será mais “forte”, se ele for uma colônia pós banho ele será mais fresco, então ele também irá durar menos. Então, esqueça a história do fixador. Ok?

Onde e Como devo aplicar um Perfume?

Perfumes podem ser aplicados no corpo todo! Mas, as áreas com maior circulação sanguínea fazem o seu perfume exalar mais, por isso também o hábito de usar perfume nos punhos, no pescoço, entre os seios e atrás do joelhos.

especiarias

Por que a gente sente mais o perfume das outras pessoas do que o nosso?

Pior que isso é TOTAL VERDADE, existe um fenômeno Fisiológico chamado acomodação olfativa e é esse fenômeno que faz a gente deixar de sentir os cheiros pois a gente meio que se “acostuma” mesmo e a gente vai sentindo menos, menos, menos até o ponto de não sentir mais. Isso não vale só para perfume não, vale para TUDO, cheiros bons e ruins e essas acomodações acontecem com todos os nossos sentidos. Você já viu gente ouvindo música super alta em fone de ouvido ou comendo pimenta super fortes sem sofrer? É isso, acomodação.

É verdade que um perfume pode cheirar diferente de acordo com cada pessoa?

SIM, cada pessoa tem o seu próprio cheiro pessoal devido a dieta, hábito de fumar ou beber, medicamentos, tipo de pele e transpiração e é isso que explica o perfume cheirar diferente. É o resultado da COMBINAÇÃO de Pessoa + Perfume.

perfume1

Existem Perfumes Eróticos?

NÃO EXATAMENTE, mas, todo mundo sabe que uma pessoa bem perfumada fica mais atraente. Os feromônios são substâncias químicas que os animais exalam para atrair o sexo oposto porém o seu cheiro não serve para fazer perfume, isso é por enquanto, especulação do mercado.

Qual a diferença nas nomenclaturas em Perfumaria? Qual a Concentração de Essência nos Perfumes? O que influência na sua fixação? 

A diferença está na Concentração da Fragrância, isto é a proporção da essência em líquidos diluidores, torna o perfume mais ou menos forte e lhe confere diferentes tempos d duração na pele. No perfume a fixação não é sinônimo de qualidade, existem perfumes maravilhosos que não são muito duradouros e perfumes de longa duração pouco agradáveis. É melhor uma satisfação intensa em poucas horas do que 24h de algo extremamente enjoativo.

  1. Parfum – em torno de 10 – 30%
  2. Eau de Parfum – em torno de 10 a 20%
  3. Eau de Toilette ou Desodorante Colônia – em torno de 5 a 15%
  4. Splash Cologne – em torno de 3 a 5%
  5. Eau de Cologne ou Água de Colônia – 2% e para infantis não podem passar disso.

Por que um perfume é tão caro?

Por uma combinação de coisas. Frasco elaborado, concentração da fragrância e qualidade da matéria prima é o que influenciam no preço final.

E ai, o que acham desse papo de PERFUMARIA? Gente, esse mundo da perfumaria é mágico para mim e se eu morasse em alguma capital queria estudar mais sobre. Quem sabe né?

Beijos