13 de março de 2016

Diário da Gravidez 32 semanas

Olá Amores e Amoras!

Essa semana o Diário da Gravidez teve o foco maior em toxoplasmose, pois sempre recebo dúvidas sobre esse tema e acredito que informação nunca é demais.

Sempre tive contato com animais, minha vida toda. Até recentemente meus avós paternos tinham um sítio pequeno com vários animais ( vacas, cavalos, galinhas, patos, gansos, porcos, cabritos, cachorros, gatos, papagaios e etc… porque as vezes ainda tinham galinhas da angola e perus) e cresci brincando com todos eles nos feriados, finais de semana e férias que podia visitá-los e me assusta no dia de hoje as pessoas tentarem fazer as gestantes e as crianças viverem em verdades bolhas isoladas. Minha avó, mulher da lida, que teve todos os seus filhos em casa cuidando da roça, dos animais e dos filhos nunca teve um filho com toxoplasmose, então porque nós nos dias de hoje estamos correndo mais riscos do que essas pessoas que nem luz elétrica tinham em casa quando jovens? Provavelmente, por comermos mais fora de casa e sem saber a procedência do que comemos.

É aí o maior risco da TOXOPLASMOSE, uma doença que muita gente tem medo e acabam culpando os gatos mas na verdade está em nós mesmos que não sabemos o que estamos comendo e por nossa própria falta de higiene.

A Toxoplasmose é sim uma doença muito séria que TEM E DEVE ser cuidada e principalmente prevenida. Em gestantes pode causar más formações nos fetos e sua sequelas mais comuns são problemas de visão levando, alguns casos a cegueira. Por isso os médicos obstetras pedem no pré-natal vários exames para identificar se você já teve contato com toxoplasmose e os riscos para o seu bebê.

Neste vídeo falei de forma simples o porque do gato não transmitir toxo da forma tão simples como parece ser, que você só se você comer as fezes do gato irá se contaminar, o que acredito que ser difícil. Para evitar a TOXOPLASMOSE SEMPRE:

  • Lave bem frutas, legumes e verduras,
  • Coma sempre carne bem cozida,
  • Evite comer em lugares que você duvida da procedência
  • SEMPRE LAVE BEM SUAS MÃOS!

Se você tomar esses cuidados não há riscos. Quanto ao seu gato, se você está com medo é muito simples, apenas limpe a caixa de areia dele com luvas e lave as mãos após OU peça para outra pessoa, que não está gestante, limpar para você neste período. Viu? Agora não tenha medo da toxoplasmose.

Vamos ao vídeo e as novidades da Semana? PLAY!

Muito obrigada pelo carinho de vocês e logo logo os Diários chegam ao fim e ai sim, voltaremos a nossa programação normal! (risos)

Beijos

Escova Michel Mercier