28 de agosto de 2017

Oi, como vocês estão?

Eu me chamo Lukas e sou o novo colaborador do blog. Gostaria de agradecer à Andreza pela oportunidade, que essa seja a primeira postagem de muitas que ainda virão. Irei trazer um conteúdo bem diversificado, voltado para várias áreas que creio eu, vocês irão gostar.

Sabe aquele livro, que há muito tempo você quer ler, mas não consegue a tão esperada oportunidade de poder devora-lo? Pois é, foi exatamente isso que aconteceu comigo em relação à Girlboss. Desde junho desse ano, quando a Netflix confirmou o lançamento da série Girlboss, a brilhante história de vida de Sophia Amoruso se popularizou em diversas redes sociais. Afinal, quem não ficaria curioso para saber como uma simples adolescente, vivendo aos trancos e barrancos em São Francisco, conseguiu se tornar uma grande empresária com uma renda de mais de 100 milhões de dólares?

Com tudo, após ler o livro e assistir a série, vim trazer um pouquinho do enredo a vocês.

// FICHA DO LIVRO.

Título: Girlboss | Autora: Sophia Amoruso | Capítulos: 12 | Gênero: Comédia e Relato Pessoal | Páginas: 247 | Editora: Seoman | Publicação: Janeiro, 2015.

 

// SINOPSE.

Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.

// RESENHA.

A obra trata-se de um relato pessoal, não uma biografia como a própria Sophia explica, em relação a suas escolhas e caminhos. Uma forma que a mesma encontrou de contar sua história pessoal e com isso, inspirar novas meninas/mulheres a se tornarem suas próprias Girlboss.

Escrito de uma forma bem descontraída e divertida, Sophia conta detalhes de várias fases da sua vida, incluindo sua adolescência – que em minha opinião é uma das melhores épocas – a separação de seus pais e também, como foi seu primeiro emprego. Deixando bem claro que todos os acontecimentos bons e ruins que aconteceram, contribuíram para sua formação pessoal e profissional, mesmo sem ser uma jovem com diploma e vida de luxo, conseguiu se tornar uma pessoa importante, capaz de influenciar outras pessoas com a sua autenticidade.

Aposte em si mesma

Rico em detalhes e relatos de outras pessoas, como amigos e companheiros de trabalho, a obra reúne dados sobre como a Nasty Gal foi criada, como eram produzidas as ideias, roupas e fotografia, também incluindo o processo de organização e o resultado das suas primeiras vendas. Após alguns capítulos, Sophia menciona um ensinamento sobre algo que seu pai sempre disse e admirou nela: Um senso natural para o marketing e a fotografia! Fatores que ajudam muito em seu trabalho até hoje. Sendo sempre ativa, atenciosa e totalmente contra a procrastinação, fazendo com que os clientes se sentissem tão únicos e importantes, quanto ela mesma.

Eu imprimia um recibo e um bilhete feito rapidamente no Photoshop, dizendo: “Obrigada por comprar na Nasty Gal”! Esperamos que você ame sua nova peça tanto quanto nós”.

// DIAGRAMAÇÃO, COMENTÁRIOS E OPINIÃO.

O livro é divido em 12 partes, começando cada capítulo com uma ilustração e uma frase motivacional criada pela Sophia com base em algum aprendizado. Impresso em papel pólen de 180 mg (aquele amarelinho) proporciona uma leitura rápida e sem doer os olhos, pois ele reflete menos luz que o papel tradicional branco. A orelha do livro contém um pequeno texto, que transmite a ideia de um pequeno bate-papo com a autora, sendo concluído com os seguintes ensinamentos:

Não vire gente grande. Não se torne uma pessoa chata. Nunca deixa o sistema, vulgo capitalismo, te dominar. Ok? Beleza então.

Vários depoimentos foram impressos no livro, dentre eles:

A vida de Sophia é tão incomum quanto a história do site Nasty Gal. Não há como compara-la com a de outros desajustados do Vale do Silício, como por exemplo Marck Zuckerberg (criador do Facebook). Todos esses personagens se encaixam no mesmo padrão, mas Sophia não! Ela descobriu como atender tanto as pessoas que gostam de estar sós como garotas populares que andam em turma e tem ideias próprias, mas também querem estar na moda e ter uma vida feliz . Depoimento da PondoDaily a autora, opinião impressa na contra capa do livro.

//LEMBRE-SE: VOCÊ TAMBÉM É UMA GIRLBOSS!

Espero que tenham gostado da resenha e lembrem-se: um dos maiores ensinamentos que Sophia nos trouxe, foi contar que o segredo de seu sucesso era ser ela mesma. Se isso funcionou para ela, porque não pode funcionar para você também?

Um abraço enorme, até semana que vem!



Escova Michel Mercier - 728x90 - 2