1 de setembro de 2017

E aí, pessoal, vamos falar de “O Clube de leitura de Jane Austen” hoje?

“The Jane Austen Book Club”, no original, foi lançado em 2007 e conta a história de seis pessoas que, por diferentes razões, querem iniciar um clube de leitura para discutir os 6 livros de Jane Austen. O que eles não esperavam era encontrar nos livros do século XIX reflexos de seus complicados relacionamentos do século XXI.

O filme foi baseado no livro homônimo – que também é muito bom, fica a dica :P –, mas para acompanhar a história não é necessário tê-lo lido e tampouco ter lido os livros de Jane Austen. Claro que para aqueles que leram os livros de Austen, temos a impressão de participar das discussões do clube, mas independente disso, o foco do filme são as relações humanas.

Temos como personagens principais os 6 participantes do clube do livro, que são Sylvia, Bernadette, Allegra, Prudie, Jocelyn e Grigg. Cada um passando por seus próprios dramas pessoais, muitos dos quais podemos estabelecer uma relação pessoal.

  • Jocelyn é uma amante de cães e logo no início perde um de seus cachorros, sofrendo muito com isso.
  • Sylvia está passando por um divórcio inesperado e tentando se manter sã.
  • Bernadette leva a vida de maneira leve e agradável; já foi casada seis vezes e não descarta a opção de ainda se casar mais uma vez. Allegra é filha de Sylvia; muito aventureira e intensa, seus problemas são sempre fraturas e amores.
  • Prudie também enfrenta alguns problemas em seu casamento e tem muitos problemas com sua mãe.
  • Grigg é o único homem do clube e tenta sobreviver diante dos altos e baixos das mulheres e de alguns ataques que recebe das mulheres por gostar muito de ficção científica e por não conhecer Austen.

Tendo como base essas características e experiências de cada personagem, ao explorar suas relações interpessoais, o filme vai nos mostrando relações similares às presentes nas obras de Jane Austen, mesmo tratando-se de obras que versam sobre relacionamento de 200 anos atrás.

O enredo – O Clube de Leitura de Jane Austen

Não quero contar muito do enredo, porque nesse tipo de história acredito que vale a pena ir descobrindo a trama com seu desenvolvimento por não se tratar de um filme óbvio como uma comédia romântica hollywoodiana. Basta saber um pouco de cada personagem e, daí em diante, convido vocês a viver essa história com os personagens.

Com um tema diferente do que costumamos ver por aí, considero “O Clube de Leitura de Jane Austen” um filme agradável que não enfeita a vida real com príncipes encantados que chegam ao final da história para salvar o dia ou ganhar o coração da protagonista.

É um filme que retrata vidas reais, de pessoas comuns, em situações que podemos facilmente nos imaginar. Nota-se esse tom de vida real na maquiagem e figurino sem exageros e na utilização de cenários normais do dia a dia, como uma cafeteria, um sebo, uma loja de móveis, uma escola, um aeroporto… Nada muito “montado”, sabe?

Espero que aproveitem a indicação! Comentem aqui embaixo o que acharam e também deem sugestões de que tipo de filmes e gêneros querem ver mais por aqui.

Beijos e até semana que vem!



Escova Michel Mercier - 728x90 - 2