25 de setembro de 2017

Ler, para muitos é algo prazeroso, uma forma de fugir um pouco da realidade e normalidade das coisas.

Nós, amantes dos livros, estamos constantemente procurando truques e dicas de organização pessoal para nos ajudar em relação às leituras. Afinal, precisamos aproveitar bem nosso tempo livre.

Separei quatro dicas pessoais, que de certa forma funcionam bem para mim, para te ajudar a ser uma pessoa mais organizada e eficiente em relação ao hábito de ler.

1. ESTABELEÇA UMA META E HORÁRIOS

É sempre bom se manter dentro de um limite, portanto, estabeleça metas que te deixem confortável, mas ao mesmo tempo te desafiem.

Sejam elas semanais ou mensais, por exemplo: você pode colocar a meta de ler um livro por semana, totalizando 52 livros anualmente, mas tudo bem se você não conseguir fazer isso, normal.

O importante é ser algo prazeroso e não cansativo.


Essa dica pode te trazer um grande amadurecimento pessoal, pois você se tornará mais responsável e aprenderá a se decepcionar com os erros e comemorar quando alcançar a meta.

2. REGISTRE TUDO

Uma das melhores dicas para não se perder em relação aos livros com certeza é anotar tudo, afinal, nos preocupamos em lembrar milhares de coisas diariamente e nosso cérebro pode não registrar tudo isso, inclusive nossas leituras.

Então, deixe sempre anotado em um bloco, caderno ou até mesmo no celular, o lugar que for mais acessível para você.

Anote os livros que já leu, os que quer ler e comprar, pois saber quais livros estão em sua estante, te ajudará a escolher melhor sua próxima leitura.

3. TENHA UMA LISTA DE LEITURAS

Uma opção para evitar indecisão e ressacas literárias é organizar os livros na ordem que vai ler. Ótima ideia para acabar com aquela dúvida cruel: O que eu vou ler agora?

Mas claro que a sua lista não precisa ser seguida de ponta a ponta, você pode pular um livro ou até mesmo adiantar se seu clima não estiver propicio para aquele tipo de leitura.

É interessante intercalar gêneros, por exemplo, você pode se desafiar a ler um romance por mês, um clássico ou um drama, fazendo com que seus conteúdos literários tornem-se mais ecléticos.

4. ORGANIZE SEUS LIVROS

Mantenha todos os seus livros reunidos em um único lugar, seja na estante, no armário ou prateleira.

Eu particularmente adoro separar meus livros pela cor, mas se você não tiver esse tempo ou paciência, tudo bem apenas coloca-los juntos. Com certeza você irá notar a diferença!

Espero que as dicas sejam úteis e que vocês consigam se organizar para ler mais. Um abraço e até semana que vem!



Escova Michel Mercier - 728x90 - 2