21 de dezembro de 2017

Geralmente a decoração de uma sala pequena deve ser voltada para deixar o ambiente mais amplo, confortável e bonito, apesar de parecer uma tarefa complexa, não é muito difícil e diferente do que se pensa pode ser feito sem gastar muito e ainda utilizando pequenos truques e segredos arquitetônicos para gerar amplitude, conforto e beleza.

O maior problema para salas pequenas sempre será a falta de espaço, mas utilizando a criatividade e associando com o seu perfil é possível encontrar muitas e muitas variações que serão do seu agrado. Vamos conferir!

Menos é mais

Ambientes pequenos, sempre lembre do velho ditado: “Menos é mais”. Quanto menor a quantidade de “coisas” na sala, mais fácil será o transito no ambiente e mais leve ele se tornará. Esse princípio simples e importante é uma máxima que a maioria das pessoas ignoram.

Portanto a simplicidade de sua sala fará com que ela se torne altamente aconchegante e espaçosa, se tornando no lugar ideal para passar um tempo ou receber os amigos.

Utilize de espelhos

Espelhos são o mais velho truque decorativo quando se busca passar a sensação de amplitude em um ambiente. Esse elemento auxilia a refletir a luz natural pelo ambiente e ainda reflete os itens que você quer destacar.

Colocar um grande espelho em uma parede fará com que a sala se torne visualmente maior, entretanto é possível buscar o mesmo efeito colocando-se vários pequenos espelhos um ao lado do outro, formando um mosaico.

Aqui vale uma pequena dica, não coloque o espelho de forma que reflita outros cômodos e/ou não coloque atrás da televisão, uma vez que o espelho colocado dessa forma gerará desconforto, o que não é nada recomendado dentro de uma decoração harmônica.

Outra coisa é evitar a utilização de muitos espelhos em vários lugares diferentes, essa colocação também gerará desconforto para as pessoas que ficarem no ambiente. O ideal é escolher apenas um lugar e tudo ficará ótimo!

Móveis e acessórios transparentes

Móveis e objetos transparentes, principalmente feitos de vidro ou acrílico são grandes aliados para decorar ambientes pequenos, uma vez que eles praticamente desaparecem na decoração. Ao colocar móveis desses materiais, você trará leveza ao seu ambiente, além destes tipos de móveis combinarem com qualquer decoração.

Cores mais claras para as paredes

Tonalidades mais claras são ideais para ambientes pequenos, pois elas deixam os cômodos com a sensação de que eles são maiores. Entretanto a cor utilizada não precisa ser o branco, é possível optar por várias tonalidades mais claras e neutras que irão garantir a amplitude do seu cômodo, além de combinar com praticamente qualquer outra decoração.

Vale a pena escolher apenas uma cor para as paredes, criando a sensação de continuidade, o que colabora para a sensação de amplitude ao cômodo, além de dar um efeito de tranquilidade para o seu ambiente.

Se você apresenta preferência por cores vivas, experimente utilizar cores nos tons pastéis, sempre verificando se a cor que você escolheu funcionará harmonicamente com o resto da decoração, evitando um incomodo contraste.