Hoje venho com um tema de utilidade pública!
Há um tempo, eu fiz uma pesquisa para entender as necessidades das minhas clientes em se tratando de consultoria em Moda Plus Size, e me surpreendeu que aproximadamente 90% dele, além de ser feminino, claro, tinha uma necessidade absurda em encontrar peças para ambiente de trabalho, e achei que esse seria um bom tema pra trabalhar aqui no blog!
Muitas mulheres, PS [plus size] ou não, encontram certa dificuldade quando o assunto é “dress code” pra ambiente de trabalho, porque muitas empresas não definem ao certo o que é mais apropriado ou não pra você vestir. Mas como sou grande seguidora da mulher mais phyna do Brasil, a Glória Kalil, vim te ajudar a entender quais itens você precisa ter no seu armário pra qualquer ambiente de trabalho! Vamos lá?
Independente da sua profissão, penso que se vestir bem, de forma apropriada, te traz mais credibilidade. Você pode atuar numa agência de publicidade e não ter nenhuma política de dress code, mas é legal ir trabalhar com um body todo rendado e com certa transparência, por mais alternativa e cool que a empresa em que você trabalhe seja? Acho que não, né? Rs
MUST HAVE: Calça preta e Camisa branca
Ambas as peças podem ser no estilo de sua preferência. A calça flare, alfaiataria, cintura alta, cigarrete… mas o importante é que ela seja básica. Ou seja, não chame muita atenção. Você pode substituir por azul marinho, cinza, creme, mas sempre tons neutros.
A camisa pode ser básica, ter detalhes, mas fique atenta: Nada de transparência! Se for usar algo assim, sugiro vestir por baixo uma regata no mesmo tom ou cor da pele, combinado? Pode atrair uma atenção indesejada!
Blazer/Terninho
Aqui, não tem erro! Se você usar uma peça neutra por baixo (camisa/regata), pode abusar na cor e nas estampas. Se vestir algo mais colorido, opte por uma peça mais lisa, que siga a mesma linha de tons da peça de baixo e é sucesso garantido!
E calça jeans, pode?
Pode! Mas eu, particularmente, prefiro lavagens mais escuras e não tão justas ao corpo. Um corte que traga curvas mas ao mesmo tempo não seja vulgar (uma flare, por exemplo, acho elegante e casual ao mesmo tempo).
Quanto à leggin, para um casual day – normalmente liberado às sextas-feiras –, é super bem-vinda! Só opte por vestir uma peça mais larguinha na parte superior pra não “mostrar muito”, sabe? Às vezes, acho meio vulgar vestir uma leggin com uma peça mais justa também em cima, valorizando muito as curvas… não pega bem pra um ambiente de trabalho. Equilíbrio é sempre o ideal!
Saia/Vestido
Quando o assunto é saia e/ou vestido, a discussão pode rolar por horas! Hehe
O importante é sempre ter em mente duas coisas: 1) o comprimento tem que ser na altura dos joelhos ou abaixo deles, mas nunca acima, torna-se extremamente vulgar (tipo secretina, sabe? haha); 2) uma saia sempre pede um blazer ou terninho (tanto é que a maioria dessas peças é vendida em conjunto), assim como um vestido não pode ser decotado e também pede uma peça sobreposta.
Olhem os looks abaixo, que lindos!
Ambas estão como saias (destaque pro primeiro look, cuja saia é lápis e faz meu coração palpitar de tão chic!), mostrando as pernas e os pés, mas cobrindo discretamente o decote e os braços. Menos é mais SEMPRE! Além de te deixar mais elegante, não atrai atenção ao que é desnecessário. Nesses looks é ideal usar uma regata, por exemplo? Não! Os braços de fora irão competir com as pernas, desvalorizando completamente os minutos que você passou pela manhã ao escolher o que vestir!
Acessórios
ABUSEM! São eles que trazem todo o charme aos looks! Brincos, colares, pulseiras, relógios, cachecóis, lenços… tudo pode! Inclusive lenço amarradinho na bolsa! Acho lindo! Sapato vai de gosto! Pode ser alto, salto agulha, anabela, bota cano curto, cano longo (menos de vinil ao estilo Madonna, pelamordeDeus!), sapatilha, flat, sandália… vale tudo! Só não me apareça de chinelo, por favor! Haha
Lembre-se de adequar todas as dicas acima para o seu próprio estilo e para o que a sua empresa pede! Seguir o dress code, além de fundamental, também te dá uma força quando você não tá tão “na pegada” de vestir algo legal, a autoestima vai lá pra cima (funciona comigo quando acordo com preguiça mas preciso trabalhar bem vestida!).
Beijos, até semana que vem!
Bea Ferazzini