A calçada é um item muito importante, tanto que normalmente cada cidade apresenta um conjunto de normas e diretrizes de como devem ser as construções e sua conservação.
Apesar da calçada ser pública, o projeto da calçada é particular, bem como a sua manutenção, uma vez que o dinheiro que será investido na calçada é do proprietário do imóvel.
Portanto é importante sempre ficar atento na hora que for planejar a sua calçada para que você não infrinja nenhuma lei municipal.
Apesar de existirem regras e normas, isso não significa que todas as calçadas precisam ser iguais, muito pelo contrário.
A única coisa que é absolutamente necessária é que a calçada seja segura para os pedestres, a forma, a cor, enfim o projeto arquitetônico pode ser da forma que você achar melhor.
A calçada pode ser uma forma interessante de dar uma boa vinda para as suas casas, portanto você pode transformá-la em algo bonito, desde que não comprometa a passagem.
Tipos de Calçadas
O mais importante quando você quiser montar a sua calçada é pensar na segurança daqueles que passarão por ali. Tomando cuidado para que a calçada não apresente armadilhas que possam ferir os outros.
1) Piso antiderrapante
Uma boa ideia é sempre procurar por pisos que são produzidos especificamente para serem pisos de calçadas.
Estes pisos geralmente são antiderrapantes e impedirão que ocorra acidentes ou quedas, dessa forma pisos de pedras são uma boa escolha para serem utilizados.
Se você preferir a utilização de pisos de cerâmica também são uma boa escolha, desde que sejam feitos especialmente para o uso na área externa.
Os pisos intertravados também são uma das melhores escolhas quando pensamos em pisos antiderrapantes, além de apresentarem facilidade para a sua colocação, uma vez que são colocados na forma de encaixes, também apresentam diversas cores diferentes, possibilitando combinação de cores que harmonizem com a casa.
2) Piso Drenante
Da mesma forma que os piso antiderrapantes, existem muitos tipos de pisos drenantes. O piso drenante apresenta a peculiaridade de conseguir drenar uma grande quantidade de água, evitando poças e alagamentos.
Por ser um piso drenante, sua vida útil ultrapassa, em muitos casos, os 20 anos. Um piso drenante muito comum é o piso intertravado convencional, ou se você preferir pode usar um piso feito de placas de revestimento.
Para que um piso drenante seja eficiente, você deve tomar muito cuidado com o nivelamento, afinal isso que impedirá que a água da chuva entre em sua casa.
O nivelamento também irá garantir que o passeio seja colocado de forma satisfatória, uma vez que qualquer irregularidade gerará uma multa ao morador.
3) Calçadas de pedra
As calçadas de pedra são uma excelente alternativa, uma vez que seu acabamento fica muito bom e você terá a garantia de um material com ótima resistência e com um revestimento superior aos revestimentos usuais.
Dentre as calçadas de pedra podemos citar
- Basalto – resistente e com um acabamento muito bonito para calçadas
- Pedra Miracema – apresentando uma superfície mais irregular, porém muito utilizada
- Paralelepípedo – normalmente é feito de basalto, podendo ser regular ou formar mosaicos no piso
O importante é lembrar que a calçada pode apresentar as suas características, sempre lembrando de manter a segurança das pessoas que passarão por ali.
Parceiro – Total Construção
Respostas de 2
Boas dicas, fiz minha calçada com pedras miracema , por não precisar de manutenção em curto prazo. agora sobre as leis municipais não funciona na pratica, se funcionasse, no meu bairro não te ria calçada com pisos de interior.
Incrivel!!!