Alimentos

FODMAP

FODMAP é um tipo de carboidrato encontrado em certos alimentos.

O que é FODMAP?

Que, basicamente, são carboidratos de cadeia curta (açúcares) e que o intestino tem dificuldades de absorver (resistentes à digestão).

Estudos mostraram fortes ligações entre FODMAPs e sintomas digestivos “negativos” como: – gases, – inchaço, – dores de estômago, – diarreia e – constipação.

Ao invés de serem absorvidos pela corrente sanguínea, eles chegam ao fim do intestino, onde reside a maior parte das bactérias intestinais. As bactérias intestinais usam esses carboidratos como combustível, produzindo gás hidrogênio e causando sintomas “negativos” digestivos em indivíduos mais sensíveis, como cólica.

Embora nem todas as pessoas sejam sensíveis a esse tipo de alimento, isso é muito comum entre pessoas com síndrome do intestino irritável (SII).

FODMAP comuns incluem:Frutose: Um açúcar simples encontrado em muitas frutas e vegetais que também compõe a estrutura do açúcar de mesa. – Lactose: carboidrato encontrado em laticínios, como leite. – Frutanos: encontrados em muitos alimentos, incluindo grãos como trigo, centeio e cevada. – Galactanos: encontrados em grandes quantidades nas leguminosas. – Polióis: álcoois de açúcar como xilitol, sorbitol, maltitol e manitol. Eles são encontrados em algumas frutas e vegetais e frequentemente usados em adoçantes.

Você tem algum desses Sintomas?  Já conversou com seu Nutricionista?

Após muitos problemas com dores abdominais procurei uma Nutricionista para me orientar e comecei a pesquisar mais sobre esse tipo de alimentação que me foi indicado por ela. Estou renovada.