Os Malefícios de não usar Protetor Solar

Vivemos em um país em que, devido às características geográficas, os dias são longos mesmo no inverno. Isso significa que estamos expostas aos efeitos do sol por várias horas durante todo o ano , nunca é demais lembrar que os raios ultravioletas ultrapassam a barreira das nuvens mesmo quando o dia está nublado ou chuvoso. L

O Consenso Brasileiro de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda o uso de protetores solares com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30 para se proteger dos raios UVB. A entidade também orienta que os produtos tenham proteção contra os raios UVA, o que pode ser identificado nos rótulos por sinais de "+" ou pelas frases "Proteção UVA" ou "Proteção de amplo espectro".

Não seguir essas recomendações pode ter consequências drásticas.

Existem três tipos de câncer de pele: melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas da pele. É exatamente a exposição ao sol a responsável pela maior incidência deles.

Câncer de Pele

Queratose actínica

São lesões pequenas e escamativas, fáceis de reconhecer pelo tato, que indicam que o sol danificou a pele. Elas aparecem com mais frequência no rosto, nas orelhas, nos lábios, no dorso das mãos, no antebraço, nos ombros, no colo, no couro cabeludo de pessoas calvas e podem evoluir para câncer de pele.

Queimaduras de Sol

A vermelhidão causada pelos raios UVB não traz nada de bom. Não é esteticamente desejada e causa dor.

Manchas na pele

O melasma e as melanoses solares tendem a piorar nos meses mais quentes do ano, pois não há como evitar a exposição direta ou indireta ao sol.

Envelhecimento precoce da pele

O envelhecimento é um processo natural de todo ser humano, mas o sol acelera a degradação da pele. O que envelhece a pele, em primeiro lugar, é a radiação solar.

Flacidez

Com o passar dos anos, a produção de colágeno  diminui naturalmente em todo o corpo. Alguns fatores externos contribuem negativamente, sendo os mais nocivos a exposição solar excessiva e o consumo de tabaco. A pele fica sem viço, amarelada. Perde a elasticidade e a sustentação, fica flácida.

Rugas

A produção natural de elastina  também cai com o passar dos anos e é prejudicada pela exposição excessiva ao sol. O protetor solar é o melhor antirrugas que existe. É preciso usá-lo diariamente para garantir uma pele bonita por muito mais tempo

Já passou protetor solar hoje?