DA SERRA DA MANTIQUEIRA

Vinhos

Serra da Mantiqueira

A serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que se estende por três estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Nos séculos 19 e 20, diversos municípios da região foram ocupados por imigrantes e se destacaram  na fabricação de vinhos de mesa.

Mas os primeiros vinhedos começaram a ser plantados no início dos anos 2000. São vinícolas jovens, que lançaram os primeiros rótulos de dez anos pra cá.

Parte das vinícolas ocupa a região conhecida como Triângulo das Serras. Também há vinícolas nos municípios mineiros de Três Corações, Campos Gerais e Cordislândia.

Uma região antes conhecida como cafeeira teve seu divisor de águas após um método conhecido como dupla poda desenvolvido pela Epamig.

Green Cutlery

Quem diria que a Serra da Mantiqueira daria tão bons vinhos e vinícolas, não é mesmo?

3

Vinhos Queridinhos

Da Serra da Mantiqueira

O rose brasileiro Guaspari, safra 2020, da uva Syrah, da cidade de Espírito Santo do Pinhal, SP, com 13% de álcool.  Um vinho que lembra mamão, um pouco de romã, deixando uma sensação oleosa na língua.  Fantástico, vinho para ser protagonista. O prato é ótimo, o vinho é ótimo, mas os dois juntos aumentam a sensação prazerosa.

Vinho tinto brasileiro, mineiro, multi premiado, Maria Maria Eva, da uva Syrah, 14,3 de álcool, safra 2018.   No contra-rótulo, uma frase especial: "Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre". Harmonização fantástica! O vinho me trouxe 3 fortes lembranças: cereja, goiabada e terra (cogumelo). Um pouco de rusticidade. Que vinho! Que orgulho para Minas Gerais! Vinho para ser protagonista.

Vinho Brazuca  Vale da Pedra, da uva Sauvignon Blanc, safra 2018, da vinícola Guasparii, do interior de SP, Espírito Santo do Pinhal.  Um vinhaço!  Todo o herbáceo típico desta uva, com ótima acidez.  Mais um vinho orgulho da região. Não deixa nada a desejar a concorrentes da América do Sul com preço superior.