O vinho de hoje é o Catena Malbec. Os vinhos desta família são excelentes. Posso dizer que hoje a maioria dos nossos vinhos favoritos são Catena. Este vinho, em especial, já havíamos tomado em Ouro Preto, MG. Na época este vinho marcou nossa trajetória gastronômica, pois foi o primeiro vinho mais sofisticado que tomamos. A dúvida na época era: vale a pena pagar 80 reais em um vinho? Pois valeu sim.
É lógico que este não é um vinho para o dia a dia, para comer com pizza (se bem que às vezes uma pizza cinco queijos vai bem com ele). Na minha opinião este vinho combina muito bem com pratos mais encorpados, como uma carne, churrasco, molho de queijo.
Eu costumo chamar este vinho de cateninha. Vou explicar o porquê. Na Catena (vinho argentino) existe uma linha de vinhos mais simples, chamada de Alamos. Acima desta linha começam os vinhos mais trabalhados. O vinho que inicia esta linha mais trabalhada é este, que chamo de cateninha. Acima deste vinho vocês vão encontrar vinhos excelentes (não necessariamente nesta ordem), como o DV Catena, Angélica Zapata, Adrianna Zapata, Catena Alta, Alma Negra, Catena Zapata Estiba, Catena Zapata Nicasia, entre outros.
No site BODEGA CATENA ZAPATA vocês encontrarão a história da família. Os nomes Angélica, Adrianna, Nicolas, Domingos Vicente (DV) representam familiares do atual chefe da família, o senhor Nicolás Catena.
Ao tomar o cateninha vocês verão um vermelho escuro intenso, com um gosto amadeirado não muito intenso (vinhos acima do cateninha tem madeira mais intensa). Talvez na primeira taça vocês encontrem um sabor mais alcoólico, mas na segunda, terceira, os sabores e aromas vão se destacar. Com carne combina que nem queijo com goiabada.
Os vinhos desta linha elaboram-se com uvas provenientes de diferentes lotes dos vinhedos da família Catena. Cada vinhedo divide-se em lotes, que se colhem e preparam por separado, para depois integrar o corte ou blend final de cada Catena varietal: Cabernet Sauvignon, Malbec e Chardonnay.
Os vinhos são pontuados segundo especialistas e revistas. Este cateninha recebeu nota 91 (máximo 100), na safra 2011, pela Wine Spectator, que é uma prestigiada revista norte-americana especializada em vinhos. Na opinião de Robert Parker (Parker é o único escritor e comentarista de vinhos a ganhar méritos de honra de dois presidentes, França e Itália, sendo destacados em vários prêmios), este vinho foi pontuado com 91 pontos nas safras 2010, 2009, 2008, 2007, 2006 e 2005.
O cateninha já foi indicado como um dos “100 Melhores Vinhos do Mundo” pela Wine Spectator, um feito surpreendente para um vinho deste preço. Este vinho amadurece em barricas de carvalho francês, sendo 20% novas e americano, sendo 30% novas. Isto dá este sabor moderadamente amaderado que citei.
Na internet vocês podem encontra-lo na Mistral, por 76 reais mais frete. Não compro deste site devido ao frete, que para Itajubá sai por 55 reais. No site Vino Mundi vocês encontrarão este Catena por 73 reais. Para Itajubá o frete sai por 30 reais. Já comprei várias vezes do Vino Mundi e nunca tive problemas.
Nas próximas postagens falaremos de outros Catenas (tinto e branco). Até!
Andreza e Fabiano
.
Respostas de 10
Huuumm, deu água na boca! Gostamos da sugestão, e vamos pesquisar os outros, Vamos ver se Aqui em Ubatuba no Restaurante BardoLino (que você já até veio um dia), tem ! Beijos e Sucesso! <3
Olá Agnes!
Fico muito contente em saber que você gostou!
Obrigada por comentar e pelo carinho!
Beijão
Nossa que post legal adoro vinhos,mas não entendo muito kkk embora meu noivo entenda um pouco perdida… Adorei Andreza vai me ajudar bstante bjos!
Olá Liziane!
Obrigada por comentar e pelo carinho!
Fico muito contente em saber que você gostou!Será um enorme prazer te ajudar!
Beijos Beijos
Adorei a resenha do vinho. Uma ótima sugestão, para um jantar. Vinho é uma bebida especial e combina com momentos especiais também.
Grande abraço
Olá Andressa!
Fico muito contente em saber que você gostou!
Obrigada por acessar e comentar!
Super Beijo
Entaum este seria um bom presente… gostei do post, gosto de vinho mas naum entendo absolutamente nada… vai ajudar … bjs para o casal!!!
Olá Isis!
Seria um ótimo presente!
Fico muito contente em saber que você gostou!
Será um enorme prazer te ajudar a entender mais sobre vinhos!
Obrigada por comentar e pelo carinho!
Super Beijo
Andreza, lendo os posts de vinhos fiquei com vontade de começar experimentar, eu gosto dos vinhos Concha Y Toro, principalmente do Casillero del Diablo, que não tem um preço tão caro aqui, na faixa de 38,00, mas não é sempre que compro dele. Comprei para comer com pizza amanhã um Cabernet Sauvignon, Concha Y Toro, acho que é Santa Carolina, 23,00, não me lembro agora, esse seria um vinho mesmo para pizza e massa? Comprei no chute pois não entendo nada. Continuem com os posts quero aprender, beijooos
Priscila
Olá Priscila!
Obrigada por ler e comentar os posts de vinhos.
Sim, você fez uma ótima escolha. Esses vinhos são vinhos que não ficaram amadurecendo em barricas, por isso não tem sabor tão amadeirado o que os faz PERFEITO para massas e pizza. Você fez SIM, a escolhe certa!
Continue acompanhando nossos posts de vinhos.
Super Beijos.
Andreza e Fabiano