Olá Amores e Amoras!
O Terceiro dia foi bem produtivo, dessa vez o Fabiano teria que trabalhar todo o período da tarde, então aproveitamos a manhã para conhecer o pontos turísticos que estavamos bem curiosos.
Pela manhã decidimos visitar a Igreja São Francisco de Assis que também é a mais próxima aqui da Pousada. Para entrar R$ 4,00.
Essa é a Igreja mais famosa de Ouro Preto, um dos exemplares mais magníficos do barroco mineiro. Sua construção foi iniciada em 1766 e é considerada obra-prima de Aleijadinho, responsável pelo risco geral do prédio, portada, tribuna do altar-mor, altares laterais e capela-mor.
São também suas as esculturas da portada e dos púlpitos. Mestre Ataíde conferiu excelência artística ao teto, representando a assunção de Nossa Senhora. A arquitetura desta igreja tem inspiração militar.
Na Lateral da Igreja podemos ver o cemitério, que me chamou a atenção por ter caveirinhas, no estilo Pirata, em seus portões.
Se você tem curiosidade em ver o interior da Igreja, consegui algumas fotos no Google.
Outra coisa que me chamou a atenção é que o São Francisco de Assis, no altar, tem em sua mão esquerda um crânio, diferente das imagens que vemos dele apenas com animais. Segundo o Guia aqui é a representação de uma das visões de São Francisco já que ele teve a visão do dia de sua morte.
Em seguida seguimos para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, situada ao lado do Museu da Independência.
O projeto é de Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, e sua construção foi entre 1766 e 1772. Era frequentada pela aristocracia de Vila Rica. Também participaram de sua ornamentação Aleijadinho, Manoel da Costa Ataíde, entre outros artistas de renome.
A Vista dessa Igreja é linda e infelizmente, novamente, não foi possível tirar foto de seu interior e nem fotos da internet encontrei para mostrar para vocês. Uma pena.
Após sairmos da Nossa Senhora do Carmos voltamos para a Pousada para tomar uma água e perguntar para o recepcionista como faziamos para chegar na famosa, Nossa Senhora do Pilar.
Agora o sentido era outro e fomos em direção a Matriz Nossa Senhora do Pilar.
Essa Igreja fica na parte mais baixa da cidade e para chegar lá é preciso descer, descer e descer! As vezes até de tênis é possível escorregar, então, fiquem espertas na hora de andar.
Depois de muito descer, chegamos na Matriz Nossa Senhora do Pilar.
O projeto desta igreja, considerada uma das mais requintadas do barroco, é atribuído a Pedro Gomes Chaves. A talha da capela-mor foi executada por Francisco Xavier de Brito. O acervo ainda inclui magnífica talha coberta de ouro e mais de quatrocentos anjos esculpidos. Foram empregados em sua ornamentação cerca de 400 quilos de ouro e 400 de prata. Em anexo, na sacristia, está o Museu de Arte Sacra do Pilar.
Como sempre fotos internas somente as que achei na internet, mas, vejam que coisa mais MARAVILHOSA. Por dentro ela parece um grande teatro com a base mais estreita que o teto e todo um trabalho entalhado.
Fizemos uma ótima visita guiada, aliás, para admirar toda a obra um guia é essencial e nessa Igreja ficamos mais de hora, já que a parte inferior dela contem um museu com muitas peças especiais.
Depois disso, decidimos ir almoçar e famoso na indicação de amigos que já estiveram aqui, o Restaurante Chafariz.
No Restaurante Chafariz a comida é do tipo Buffet, você paga um valor e pode comer a vontade, porém para mim isso não funciona muito bem, então resolvi conversar com o garçom e avisar que fiz bariátrica e não é que funcinou? O Fabiano pagou o buffet de adulto e eu paguei o buffet de criança. Achei muito legal eles entenderam que sou operada do estômago e que realmente a porção é reduzida. Comida DIVINA e típica. Muito bom restaurante e ainda recebem a gente com uma porção de canjiquinha com carninha de porco, quentinha e com certeza a melhor canjiquinha que já comi.
Saindo do Restaurante Passamos na Casa dos Contos.
Peguei a descrição no site oficial de Ouro Preto para facilitar:
Casa Dos Contos: Sua construção levou cinco anos (1782-1787), com o propósito de servir de residência para o administrador de impostos da capitania de Minas, João Rodrigues de Macedo. Mais tarde serviu para abrigar a Junta da Real Fazenda e a Intendência do Ouro, recebendo por isso a denominação de Casa dos Contos. Cláudio Manuel da Costa foi preso e encontrado enforcado em uma de suas celas. É uma das poucas casas ouro-pretanas em que ainda existe uma senzala. Pertence atualmente ao Ministério da Fazenda e guarda acervo que inclui mobiliário (séculos XVIII e XIX), documentos, cartas, rica biblioteca e curiosa coleção de moedas.
Depois disso voltamos para a Pousada Minas Gerais e o Fabiano se arrumou para o trabalho e eu fiquei aqui respondendo emails, comentários e escrevendo para o Blog.
Nesse dia o jantar foi uma cortesia da Universidade – UFOP para o Fabiano e decidimos então conhecer o Restaurante Deguste, que fica na ladeira em frente a Igreja do Carmo.
Pedimos uma salada de entrada, chamada Salada Deguste de folhas, palmito, nozes, damascos e um molho com ervas muito bom. Prato principal foi um bacalhau chamado Bacalhau do Pilar. É um lombo de bacalhau que vem com azeitonas, pimentões, brócolis e arroz branco. Gente, foi o melhor bacalhau que eu já comi na vida!
Para acompanhar pedimos um vinho de uba cabernet sauvignon, Tarapaca Gran Reserva. Muito bom por sinal.
Depois disso só dormir e esperar o dia seguinte.
Olha, já estou quase uma Ouro Pretana e já já posso virar guia daqui pois já sei me localizar e andar numa boa na cidade! rsrsrs
Beijos
Respostas de 6
Andreza!
adorei seu olhar sobre Ouro Preto. Sou do RJ e #AmoMG fui para Ouro Preto ano passo com uma amiga. Fomos em época de chuva, imagine as ladeiras em pedra sabão? Viraram sabão mesmo rsrs.
Agora vendo aqui que visitou a Casa dos Contos, só ficou faltando uma visita ao Horto Florestal que fica ao fundos da Casa. Lindoooo valia a visita. Na próxima não deixe de ir.
O Horto, estava fechado pois uma parte dele desabou com a chuva… Por isso não visitei.
Beijos
Ai Andreza estou adorando as fotos!
Conheci o primeiro gringo da miiinha vida na Capela do Aleijadinho!
Foi um máximo… AMO OURO PRETO!
beijos Andreza :wink:
Fotos lindas, mas olha, você deve estar penando aí, hein. Quanta ladeira.
Beijos! <3 =*** :heart:
http://www.fadasemdevaneios.com.br/
Agora eu fiquei com vontade de viajar para ai! :smile: Curta bastante! Beijos
Oi Andreza, estou acompanhando sua viagem e estou maravilhada. Sou de Minas mais ainda não conheço Ouro Preto, estou adorando suas explicações e dicas. Bjs.