Ouro Preto #Dia03 #ViajeComigo

Olá Amores e Amoras!

O Terceiro dia foi bem produtivo, dessa vez o Fabiano teria que trabalhar todo o período da tarde, então aproveitamos a manhã para conhecer o pontos turísticos que estavamos bem curiosos.

Pela manhã decidimos visitar a Igreja São Francisco de Assis que também é a mais próxima aqui da Pousada. Para entrar R$ 4,00.

ISFA0ISFA Fachada

Essa é a Igreja mais famosa de Ouro Preto, um dos exemplares mais magníficos do barroco mineiro. Sua construção foi iniciada em 1766 e é considerada obra-prima de Aleijadinho, responsável pelo risco geral do prédio, portada, tribuna do altar-mor, altares laterais e capela-mor.

São também suas as esculturas da portada e dos púlpitos. Mestre Ataíde conferiu excelência artística ao teto, representando a assunção de Nossa Senhora. A arquitetura desta igreja tem inspiração militar.

ISFA ISFA2 Na Lateral da Igreja podemos ver o cemitério, que me chamou a atenção por ter caveirinhas, no estilo Pirata, em seus portões.

Se você tem curiosidade em ver o interior da Igreja, consegui algumas fotos no Google.

ISFA Dentro Outra coisa que me chamou a atenção é que o São Francisco de Assis, no altar, tem em sua mão esquerda um crânio, diferente das imagens que vemos dele apenas com animais. Segundo o Guia aqui é a representação de uma das visões de São Francisco já que ele teve a visão do dia de sua morte.

Em seguida seguimos para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, situada ao lado do Museu da Independência.

NSC3

O projeto é de Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, e sua construção foi entre 1766 e 1772. Era frequentada pela aristocracia de Vila Rica. Também participaram de sua ornamentação Aleijadinho, Manoel da Costa Ataíde, entre outros artistas de renome.

A Vista dessa Igreja é linda e infelizmente, novamente, não foi possível tirar foto de seu interior e nem fotos da internet encontrei para mostrar para vocês. Uma pena.

NSC1 NSC2  Após sairmos da Nossa Senhora do Carmos voltamos para a Pousada para tomar uma água e perguntar para o recepcionista como faziamos para chegar na famosa, Nossa Senhora do Pilar.

Agora o sentido era outro e fomos em direção a Matriz Nossa Senhora do Pilar.

Essa Igreja fica na parte mais baixa da cidade e para chegar lá é preciso descer, descer e descer! As vezes até de tênis é possível escorregar, então, fiquem espertas na hora de andar.

NSC4

Depois de muito descer, chegamos na Matriz Nossa Senhora do Pilar.

NSP1 O projeto desta igreja, considerada uma das mais requintadas do barroco, é atribuído a Pedro Gomes Chaves. A talha da capela-mor foi executada por Francisco Xavier de Brito. O acervo ainda inclui magnífica talha coberta de ouro e mais de quatrocentos anjos esculpidos. Foram empregados em sua ornamentação cerca de 400 quilos de ouro e 400 de prata. Em anexo, na sacristia, está o Museu de Arte Sacra do Pilar.

Como sempre fotos internas somente as que achei na internet, mas, vejam que coisa mais MARAVILHOSA. Por dentro ela parece um grande teatro com a base mais estreita que o teto e todo um trabalho entalhado.

Ouro Preto-MGFizemos uma ótima visita guiada, aliás, para admirar toda a obra um guia é essencial e nessa Igreja ficamos mais de hora, já que a parte inferior dela contem um museu com muitas peças especiais.

Depois disso, decidimos ir almoçar e famoso na indicação de amigos que já estiveram aqui, o Restaurante Chafariz.

No Restaurante Chafariz a comida é do tipo Buffet, você paga um valor e pode comer a vontade, porém para mim isso não funciona muito bem, então resolvi conversar com o garçom e avisar que fiz bariátrica e não é que funcinou? O Fabiano pagou o buffet de adulto e eu paguei o buffet de criança. Achei muito legal eles entenderam que sou operada do estômago e que realmente a porção é reduzida. Comida DIVINA e típica. Muito bom restaurante e ainda recebem a gente com uma porção de canjiquinha com carninha de porco, quentinha e com certeza a melhor canjiquinha que já comi.

Saindo do Restaurante Passamos na Casa dos Contos.

Casa dos Contos Peguei a descrição no site oficial de Ouro Preto para facilitar:

Casa Dos Contos: Sua construção levou cinco anos (1782-1787), com o propósito de servir de residência para o administrador de impostos da capitania de Minas, João Rodrigues de Macedo. Mais tarde serviu para abrigar a Junta da Real Fazenda e a Intendência do Ouro, recebendo por isso a denominação de Casa dos Contos. Cláudio Manuel da Costa foi preso e encontrado enforcado em uma de suas celas. É uma das poucas casas ouro-pretanas em que ainda existe uma senzala. Pertence atualmente ao Ministério da Fazenda e guarda acervo que inclui mobiliário (séculos XVIII e XIX), documentos, cartas, rica biblioteca e curiosa coleção de moedas.

Depois disso voltamos para a Pousada Minas Gerais e o Fabiano se arrumou para o trabalho e eu fiquei aqui respondendo emails, comentários e escrevendo para o Blog.

Nesse dia o jantar foi uma cortesia da Universidade – UFOP para o Fabiano e decidimos então conhecer o Restaurante Deguste, que fica na ladeira em frente a Igreja do Carmo.

DegustePedimos uma salada de entrada, chamada Salada Deguste de folhas, palmito, nozes, damascos e um molho com ervas muito bom. Prato principal foi um bacalhau chamado Bacalhau do Pilar. É um lombo de bacalhau que vem com azeitonas, pimentões, brócolis e arroz branco. Gente, foi o melhor bacalhau que eu já comi na vida!

Para acompanhar pedimos um vinho de uba cabernet sauvignon, Tarapaca Gran Reserva. Muito bom por sinal.

Depois disso só dormir e esperar o dia seguinte.

Olha, já estou quase uma Ouro Pretana e já já posso virar guia daqui pois já sei me localizar e andar numa boa na cidade! rsrsrs

Beijos

Tem muita inspiração pela frente! Se curtiu, compartilha!

Telegram
Andreza Goulart

Casada, ariana do dia 30 de Março. Filha única e nada mimada. Fisioterapeuta de profissão. Maquiadora por Hobby e Amante de uma Prosa... Tenho fascínio por tudo que é ligado a beleza e compartilhar é a minha diversão.

6 respostas

1. Andreza!
    adorei seu olhar sobre Ouro Preto. Sou do RJ e #AmoMG fui para Ouro Preto ano passo com uma amiga. Fomos em época de chuva, imagine as ladeiras em pedra sabão? Viraram sabão mesmo rsrs.
    Agora vendo aqui que visitou a Casa dos Contos, só ficou faltando uma visita ao Horto Florestal que fica ao fundos da Casa. Lindoooo valia a visita. Na próxima não deixe de ir.

2. Oi Andreza, estou acompanhando sua viagem e estou maravilhada. Sou de Minas mais ainda não conheço Ouro Preto, estou adorando suas explicações e dicas. Bjs.

Você também pode gostar

Web Stories

Formulário para contato

Escreva pra mim!

Você tem uma história ou depoimento que gostaria de me contar?

Escreva aqui nesse formulário, vou ler e responder com muito carinho, quem sabe ela apareça aqui no Blog também?

Girl Boss – 475k no YouTube
Maquiagem • Moda • Empoderamento.
Itajubá, MG – Caixa Postal 166 CEP 37500-970
Embaixadora Bio Extratus

Receba meus posts Primeiro

Pesquisar
Close this search box.
Make para o almoço de Páscoa Estampa ilusão de Ótica Moda Praia 2023 Bermuda de Alfaiataria – Hit da estação Contorno Labial – Tendência Máscaras capilares – Black Friday – Bioextratus Camisa no Verão ! Produtos de beleza na Black Friday HIDRAGLOSS Saia Transpassada – Tendência 2023 Como ser mais estilosa! A mensagem que o seu batom pode passar.