O Sorriso de Mona Lisa

Eii pessoal, tudo bem? Hoje é  dia de “O Sorriso de Mona Lisa”.

Espero que tenham gostado da sugestão da semana passada!   :-)

A indicação de hoje vai nos levar de volta à década de 1950! Com a maravilhosa Julia Roberts interpretando uma professora de História da Arte no colégio Wellesley, o filme “O Sorriso de Mona Lisa” (Mona Lisa Smile, no original), de 2003, trata do machismo prevalecente na sociedade estadunidense na década de 1950 e de como uma professora com ideais diferentes dos da maioria pode ser considerada transgressora até mesmo pelas mulheres mais inteligentes dos Estados Unidos.

Além de Julia Roberts, temos uma interpretação fantástica de diversas outras atrizes, como Kirsten Dunst, Julia Stiles e Maggie Gyllenhaal.

Wellesley só aceitava as alunas mais brilhantes de sua época, de modo que Julia Roberts se depara com alunas mais do que preparadas para suas aulas de História da Arte e que parecem nem sequer precisar de um professor. Só que não para por aí…

Esperando encontrar mulheres interessadas em realmente fazer algo diferente no mundo e contribuir verdadeiramente para a sociedade, na realidade a professora encontrou alunas (de fato brilhantes, mas…) que tinham como principal preocupação encontrar um marido e como maior sonho ter uma casa com lavanderia totalmente equipada. Esse choque de valores faz com que a relação entre a professora e suas alunas seja, no mínimo, complicada.

Além de terem disciplinas comuns como História da Arte e Italiano, as jovens tem aulas de etiqueta e aprendiam como preparar um jantar para o chefe do marido, como cruzar e descruzar as pernas, etc.

Mostrando uma realidade bem diferente da enfrentada pela mulher ocidental de hoje, o filme vai a um ritmo lento, que me parece essencial para entrarmos no clima e no ritmo do século passado.

Em uma história muito bonita e emocionante, que mostra a intolerância de ambos os lados – tanto das alunas conservadoras quanto da professora progressista -, vemos a professora, pouco a pouco, transformando a maneira de suas alunas enxergarem o mundo e vice-versa.

Existe uma Mensagem em O Sorriso de Mona Lisa? Sim!

Uma das mensagens mais fortes que o filme traz é como podemos ser ruins uns aos outros por simplesmente julgar sem sequer tentar entender o ponto de vista do outro. O respeito ao diferente não deveria ser algo admirável, mas sim algo natural.

Além de tudo isso, para quem gosta de História da Arte, algumas discussões interessantes são levantadas, como “o que é arte?”, “quem define uma produção como artística?”, “é possível universalizar o entendimento do belo e do feio?”, “a arte se define pelo que vemos ou pelos sentimentos que causa ao observador?”.

Trata-se de um filme interessante em que acompanhamos a vida de diversas jovens com uma mentalidade diferente da que temos hoje, mas que ainda possui muitas similaridades e, por isso, provoca discussões atuais e pertinentes. Espero que vocês gostem!

Comentem aqui o que vocês acharam depois de assistir  :wink:

Beijos e até semana que vem!

Tem muita inspiração pela frente! Se curtiu, compartilha!

Facebook
Pinterest
Twitter
WhatsApp
Telegram
Andreza Goulart

Andreza Goulart

Casada, ariana do dia 30 de Março. Filha única e nada mimada. Fisioterapeuta de profissão. Maquiadora por Hobby e Amante de uma Prosa... Tenho fascínio por tudo que é ligado a beleza e compartilhar é a minha diversão.

Você também pode gostar

Web Stories

Formulário para contato

Escreva pra mim!

Você tem uma história ou depoimento que gostaria de me contar?

Escreva aqui nesse formulário, vou ler e responder com muito carinho, quem sabe ela apareça aqui no Blog também?

Girl Boss – 475k no YouTube
Maquiagem • Moda • Empoderamento.
Itajubá, MG – Caixa Postal 166 CEP 37500-970
Embaixadora Bio Extratus

Receba meus posts Primeiro

Pesquisar
Close this search box.
Make para o almoço de Páscoa Estampa ilusão de Ótica Moda Praia 2023 Bermuda de Alfaiataria – Hit da estação Contorno Labial – Tendência Máscaras capilares – Black Friday – Bioextratus Camisa no Verão ! Produtos de beleza na Black Friday HIDRAGLOSS Saia Transpassada – Tendência 2023 Como ser mais estilosa! A mensagem que o seu batom pode passar.
Make para o almoço de Páscoa Estampa ilusão de Ótica Moda Praia 2023 Bermuda de Alfaiataria – Hit da estação Contorno Labial – Tendência Máscaras capilares – Black Friday – Bioextratus Camisa no Verão ! Produtos de beleza na Black Friday HIDRAGLOSS Saia Transpassada – Tendência 2023 Como ser mais estilosa! A mensagem que o seu batom pode passar.